Abrace o Planeta
Carro
Carro




Faça a manutenção adequada de seu veículo e use menos o carro: revise e troque o óleo e o filtro de ar do carro quando necessário; mantenha os pneus calibrados; evite horários de congestionamento; divida o carro com amigos que façam o mesmo trajeto; organize a agenda semanal de atividades para otimizar suas saídas de carro para certa região / trajeto e fazer tudo que precisa.  Todas essas medidas reduzem a emissão de gás carbônico, responsável pelo efeito estufa e gera uma economia de combustível para você. 
 
Prefira carros movidos a biocombustível: quando comprar seu próximo carro, escolha veículos do tipo flex e utilize álcool. É uma alternativa bem mais ecológica do que aqueles movidos a gasolina ou diesel.
 
Denuncie veículos a diesel que emitem fumaça preta: Tenha sempre um bloco de papel e caneta no carro para anotar dados de veículos desregulados que poluem o ar. Em casos de ônibus, caminhões ou caminhonetes, perua, van e jeep ou outros veículos movidos a diesel, anote a placa do veículo, cidade, local em que o viu trafegando (endereço), data e hora. Se possível, marque também a cor e modelo do veículo. Em seguida ligue para a CETESB, no Disque meio-ambiente 0800-113560, das 8 às 17hs, e denuncie. Se preferir, acesse www.cetesb.sp.gov.br e informe os dados no item "Denúncia de fumaça preta".