Abrace o Planeta
Consumo consciente
Consumo consciente


Água e consumo consciente

 
Todos dependem da água para viver. No entanto, por maior que seja a sua importância, as pessoas continuam desperdiçando água e poluindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas.
 

O que você pode fazer?
 
1. Economize água
  
Evite banhos demorados.
 
Feche as torneiras enquanto se enxagua, escova os dentes ou faz a barba.
 
Diminua a vazão da água da torneira ao enxaguar a louça, lavar as mãos ou tomar banho. Experimente e verá que não é preciso abrir a torneira no máximo para que tudo fique bem lavado.
  
Utilize máquina de lavar-louça ou de lavar roupa na capacidade total, ou seja, junte louça/roupa suficiente para encher a máquina antes de ligá-la.
 
Troque a mangueira pela vassoura para limpar áreas externas. Use água somente quando houver necessidade, varrendo a área antes. Evite usar a água para "varrer" a calçada. Use os pressurizadores de água só para limpezas pesadas, pois consomem muita água.
 
Gaste menos água na descarga da privada. Se você tem uma caixa de descarga no vaso sanitário, encha uma garrafa pet 500 ml com água e uma tampinha de vinagre. Coloque-a dentro da caixa de descarga, reduzindo o consumo de água a cada descarga.  Se você tem a válvula de descarga embutida na parede, aperte levemente para eliminar líquidos e aperte mais forte para eliminar sólidos.
Atualmente já existe válvulas de descarga ecológica, com duplo acionamento - meia descarga para líquidos e descarga completa para sólidos (Ex. modelo Hydraduo).
 
Identifique e conserte eventuais vazamentos de água em sua residência. Se sua conta de água estiver acima do habitual, verifique se há vazamentos. Antes de dormir, feche todos os pontos de consumo de água e, assim que acordar de manhã, cheque o relógio de entrada de água antes de começar a usar água. Se estiver girando, provavelmente há vazamento.
Veja como fazer testes simples para vazamento nas tubulações e válvulas de descarga em www.uniagua.org.br, na sessão dicas úteis, item Teste para verificação de vazamento.
Se o vazamento não for visível, não é necessário sair quebrando até achar o ponto. Entre em contato com empresas de caça vazamento, que detectam o local exato com uso de equipamento de ultra-som e podem fazer o conserto na hora.
 
Notifique a Sabesp sobre vazamentos nas ruas por onde você passa. Ligue 195 e tenha a mão o nome da rua e o número de uma residência próxima ao local do vazamento. Eles tem 24hs para resolver o problema. 
 
Denuncie grandes desperdícios de água para a Sabesp. Ligue 0800-119911 e informe o endereço completo de onde está ocorrendo o desperdício de água. 
  
2. Reutilize a água
 
Ao lavar as verduras e frutas, coloque uma bacia na pia para coletar e aproveitar a água. Use a água da lavagem de verduras para regar as plantas.
  
Aproveite a água da chuva que sai da calha do telhado. Direcione a água da tubulação para um barril, coloque uma peneira na boca do barril para evitar entrada de folhas e sujeira, além de prevenir a entrada de mosquitos. Use a água para regar plantas, lavar o carro ou lavar áreas externas.  Quando o barril estiver cheio de água, você pode tampá-lo, virando a peneira para cima.
 
 
 







Reutilize a água do enxague da máquina de lavar roupa, direcionando a mangueira de saída de água da máquina para um barril. Use a água para lavar a área externa ou para lavar as embalagens recicláveis sujas.
 
Dica: A rede de supermercado Assaí vende barril plástico resistente (de azeitona vazio), com capacidade para 180lt, 90lt e 50 lt, por aproximadamente R$18,00 (de 180lt). 
  
3. Reeduque
 
Se cada um se esforçar e mudar seus hábitos, estará fazendo a sua parte para preservar o planeta.
 
Seja um multiplicador. Passe as orientações que aprendeu aqui para amigos, familiares e outras pessoas. Incentive-os a também preservar o planeta. Faça parte dessa corrente para conscientizarmos e estimular a mudança de atitudes junto ao maior número de pessoas possível.
 
Estimule a mudança de atitudes em seu prédio, escola, trabalho, igreja, clube  e organizações. Saiba se já existe projetos em andamento. Dê sugestões que contribuam para a economia de água, energia e recursos naturais. Fale sobre a importância da implantação da coleta seletiva e outras orientações que ajudem a preservar o planeta. 
 
Divulgue o site www.abraceoplaneta.com.br para amigos e conhecidos. 
  
A natureza conta com sua ajuda. Leve essa idéia adiante!