Abrace o Planeta
Saiba mais
Saiba mais




Como praticar os 4Rs ajuda o planeta?
 
Combate o aquecimento global, pois a produção da indústria e da agricultura para nosso consumo, o desmatamento para plantar o que ingerimos, a produção de energia para bens e serviços e parte do transporte para cargas que compramos são responsáveis por pelo menos 77% das emissões de gás carbônico do mundo. (Fte: Agência internacional de energia, segundo revista Época ed 515)
 
Reduz o consumo de água, energia elétrica e recursos naturais. Por exemplo, a produção de papel reciclado consome cerca de 50% menos energia do que o papel fabricado a partir de árvores, usa 50 vezes menos água, evita o corte de mais árvores, além de reduzir a poluição do ar em 95%



Você sabia que ...
 
      ... menos de 5% do lixo produzido na cidade de São Paulo é reciclado? Todo o restante (15 mil toneladas por dia) vai para os aterros sanitários, que já estão super lotados, ou são jogados em locais impróprios, contaminando a água e o solo.
 
... a humanidade está usando 20% a mais de recursos naturais do que o planeta é capaz de repor? Isso poderá esgotar os recursos naturais, destruir ecossistemas e comprometer a qualidade de vida das gerações atuais e futuras.
 
   ... os materiais não-orgânicos que vão para os aterros levam anos para se decompor? Com a reciclagem, a Natureza pode ser preservada, reutilizando o que já foi extraído, reduzindo a poluição e o lixo em aterros. Afinal, reciclar ou jogar fora faz toda a diferença do mundo.


Material Tempo de decomposição Se reciclado, preservará...
1.000kg de papel 1 a 3 meses o corte de 20 árvores, 100 mil litros de água e 5 mil kw de energia elétrica
1.000 kg de plástico 200 a 450 anos extração de milhares de litros de petróleo
1.000 kg de alumínio 100 a 500 anos extração de 5.000 kg de minério e economia de 95% da energia necessária para a produção de novas latas, quando comparado com o processo que usa matéria-prima virgem
1.000 kg de vidro 4.000 anos extração de 1.300 kg de areia
 
Fonte: Manual "A embalagem e o meio ambiente" (1999)




Para saber mais sobre reciclagem...
 
- Informações sobre materiais recicláveis www.lixo.com.br
- Instituto Recicle www.institutorecicle.org.br
- CEMPRE - Compromisso empresarial para reciclagem www.cempre.org.br