Abrace o Planeta
Árvores
Árvores


 

O que você pode fazer?
 
 
1. Plante árvores
 
As árvores ajudam a absorver CO2, produzem mais oxigênio e amenizam os efeitos do aquecimento global. Também proporcionam sombra, reduzem  o calor, melhoram a umidade do ar e tornam o visual da cidade mais agradável. Assim você também ajuda a compensar suas emissões de carbono e o desmatamento.
 
Solicite o plantio gratuito de árvores para a prefeitura de São Paulo. Você pode escolher entre espécies disponíveis nos viveiros da prefeitura, desde que o porte da árvore seja compatível com o local em que será plantada. Ligue para 156 ou para a sua subprefeitura e faça sua solicitação, informando o endereço onde deseja que sejam plantadas as árvores! Depois, acompanhe seu crescimento e cuide delas.
 
2. Adote árvores 
 
As mudas de árvores plantadas nas calçadas são verdadeiras heroínas porque geralmente recebem água somente quando chove, são colocadas em terra pobre em nutrientes e sofrem com a poluição da cidade e com o vandalismo. "Adote" árvoresem fase de crescimento no seu bairro ou em seu trajeto diário e cuide delas para que tenham melhores chances de se desenvolverem. Regue sempre que puder. Basta ter umas garrafas plásticas com água no carro ou na sua caminhada. Adube periodicamente, se for possível. As árvores agradecem.
 
Ajude a manter as praças públicas conservadas. Ligue para 156 e solicite a capinagem quando o mato estiver tomando conta da praça. Informe o endereço completo da praça e, se possível, o nome dela. 
 
3. Denuncie maltratos a árvores
 
Toda árvore existente no município de São Paulo, com mais de 5 centímetros de diâmetro de tronco à altura do peito, esteja ela no seu jardim, quintal, na calçada, na praça ou no parque é protegida por lei, sendo considerada bem de interesse comum (Lei Municipal 10.365/87)

Denuncie quem destrói, danifica, maltrata ou faz o corte irregular de árvores plantadas nas vias públicas ou outros locais para a Delegacia do Meio Ambiente
(11) 3214-6553 .

Denuncie desmatamentos, queimadas e incêndios em áreas verdes, florestas e matas através do Ibama - Linha verde 0800-618080.