Abrace o Planeta
Qdo viajar...
Qdo viajar...






O que você pode fazer?


Energia elétrica em casa:
Quando ficar um bom tempo fora de casa, retire seus equipamentos elétricos da tomada. Assim você reduz o consumo de energia elétrica exigido pelos equipamentos em modo stand-by.

Hotéis:
Dê preferência a hotéis com ações que colaborem para a preservação do meio ambiente. Aqui
no Brasil, o Guia 4 Rodas informa os hotéis que tem iniciativas em sustentabilidade (símbolo do Trevo).

Ar-condicionado:
Ao sair do quarto do hotel, desligue a luz, o ar-condicionado/aquecedor e o ventilador.

Toalhas e lençóis:
Alguns hotéis já dão a opção de avisar se quer que as toalhas e lençóis sejam trocados ou não. Caso ainda não tenha esse sistema, peça a camareira para reduzir a frequência diária de troca de toalhas e lençóis. Afinal, você não troca a toalha de banho de sua casa todo dia, não é? Assim você economiza água, detergente e substâncias químicas que poluem a água.

Lixo reciclável:
Ao hospedar-se, descubra se o hotel pratica a coleta seletiva de lixo e faça a sua parte, separando o material
reciclável. Caso não tenham essa iniciativa, dê a sugestão de implantarem a coleta seletiva no estabelecimento.

Em viagens de carro, ao passar por estabelecimentos (restaurantes, hotéis, atrações) que não possuam coleta seletiva, separe seu próprio lixo reciclável, junte num saco no bagageiro para entregar na estação de coleta seletiva mais próxima.  

Compras:
Leve sacolas retornáveis para fazer suas compras.

Reduza o consumo e compre somente o necessário, mesmo que muitas coisas diferentes, "baratinhas", "bonitinhas" ou fúteis chamem sua atenção. 

Guias e mapas:
Após sua viagem, entregue guias de viagem e mapas para as Centrais de Turismo locais. Assim o material poderá ser útil para outros turistas que acabaram de chegar.

Emissão de carbono:
Para compensar a pegada ecológica da emissão de gás carbônico gerado com o uso de carro, avião, ônibus e outros meios de transporte poluentes durante sua viagem, você pode plantar árvores.