4Rs e reciclagem

O que você pode fazer?

Pratique os 4 Rs: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Reeducar. Quanto mais praticar e mais atento você estiver, mais jeitos criativos você vai achar para ajudar a preservar o planeta. 

1. Reduza o consumo.


Pense antes de comprar e racionalize o consumo, recuse embalagens desnecessárias, evite o desperdício, gere menos lixo, escolha produtos mais duráveis. 

Prefira produtos e embalagens que possam ser reciclados. Evite sacos e embalagens de presente metalizadas, entre outros produtos e embalagens que não são recicláveis e demoram muitos anos para se decompor.

Consuma com consciência. 


Sugerimos alguns critérios para a escolha de produtos e serviços no dia-a-dia.

  • Eu realmente necessito desse produto?
  • O produto polui ou agride a natureza, a água, o solo,…?
  • O produto é produzido com matéria-prima renovável ou reciclada?
  • O produto e sua embalagem podem ser reciclados ao término da vida útil dele?
  • A empresa está focada em desenvolver um modelo de negócio sustentável, com responsabilidade social e ambiental?
  • Consumir produtos e serviços de empresas não preocupadas com a conservação do planeta e que desrespeitam o meio ambiente é como dizer: “Sim, eu concordo com a perpetuação de práticas que agridem o meio ambiente”. Ao reduzir seu consumo de produtos deste tipo obrigará tais  empresas a efetuar mudanças em prol do meio ambiente para continuarem no mercado.

Evite o desperdício de papel. Tire cópias e imprima somente o que for realmente necessário. Utilize o papel frente e verso.

Diga NÃO a propaganda inútil. Cancele correspondência inútil e propaganda não solicitada que recebe via correio. Não aceite folhetos de propaganda (ex. propaganda de venda de prédio) distribuídos nos faróis ou portas de estabelecimentos, a menos que sejam do seu interesse.   

Elimine o desperdício de alimento em casa e em restaurantes. Saiba mais no item Alimentação 

Recuse sacolas, sacos ou caixas desnecessárias e tenha sempre a mão sacolas retornáveis. Saiba mais no item Plástico 

2. Reutilize o que for possível.


Aumente a vida útil dos materiais, adiando sua reciclagem ou disposição final.

  • Passe adiante revistas e jornais já lidos
  • Reaproveite caixas e sacos plásticos para embalar novas compras ou itens. Saiba mais no item Plástico 
  • Doe roupas e objetos que não lhe interessem mais e que ainda tenham utilidade para outras pessoas.
  • Doe TVs, DVDs, computadores, celulares e outros equipamentos eletroeletrônicos em bom estado para instituições ou outras pessoas, quando trocar o seu por um modelo mais novo.
  • Reaproveite embalagens dos alimentos feitas de vidro ou plástico. Use o copo de requeijão ou dê para alguém. Use potes de vidro ou plástico  para guardar temperos, mantimentos, etc.
  • Aproveite os dois lados da folha de papel ao imprimir documentos ou xerocar. Outra opção é usar o verso para rascunho ou bloco de anotação. Se não quiser usar, dê para uma instituição assistencial que use.
  • Encaminhe bandejas de isopor lavadas para feirantes de frutas ou lojas de produtos orgânicos. A maioria  reutiliza as bandejas para embalar produtos.

3. Recicle


Separe o lixo formado por recicláveis. Ajude a produzir um novo material a partir do material usado, permitindo que o lixo volte ao ciclo produtivo como matéria-prima e economizando recursos naturais.

Devo separar em papel, plástico, metal e vidro?

Depende de onde você vai entregar o material reciclável. Alguns pontos  e empresas recebem todo o material reciclável misturado e outros exigem a separação. Informe-se no local de coleta.
Se for comprar lixeiras separadas para os recicláveis, saiba que, geralmente, a proporção de lixo reciclável de uma casa é de 40% de papel, 40% de plástico, 20% de vidro e metal.

Lave os materiais recicláveis sujos para que realmente possam ser reciclados. Ex.: lata com resto de molho de tomate, plástico com resto de shampoo, etc.  Infelizmente, parte dos postos de coleta não tem estrutura para lavagem dos recicláveis e eles acabam jogando o que está sujo de volta no lixo comum. 

É melhor lavar os recicláveis ou economizar água?
Mesmo se usar água tratada, ainda gasta-se menos água nessa lavagem do que o necessário para fabricar uma embalagem nova, sem reciclagem. Para não gastar mais água tratada nesse processo, junte a água do enxague da louça em uma bacia e a reaproveite para limpar os recicláveis. Saiba mais no item Água.

Não tenho tempo para lavar os recicláveis. É melhor separar recicláveis sujos ou jogá-los no lixo comum?
Se não puder lavá-los, descarte o líquido ou sólido que esteja dentro deles e deixe os recicláveis com o mínimo de resíduos / sujeira possível. Isso ainda é melhor do que deixar que tudo vá direto para o lixo comum.

Leve os materias recicláveis ao posto de coleta mais próximo.  Veja mais informações na seção  Onde reciclar?  

DICA

 4. Reeduque

Se cada um se esforçar e mudar seus hábitos, estará fazendo a sua parte para preservar o planeta.

Seja um multiplicador. Passe as orientações que aprendeu aqui para amigos, familiares e outras pessoas. Incentive-os a também preservar o planeta. Faça parte dessa corrente para conscientizarmos e estimular a mudança de atitudes junto ao maior número de pessoas possível.

Estimule a mudança de atitudes em seu prédio, escola, trabalho, igreja, clube  e organizações. Saiba se já existe projetos em andamento. Dê sugestões que contribuam para a economia de água, energia e recursos naturais. Fale sobre a importância da implantação da coleta seletiva e outras orientações que ajudem a preservar o planeta. 

Divulgue o site www.abraceoplaneta.com.br para amigos e conhecidos.

Estes são apenas alguns exemplos de como suas ações podem ajudar a garantir um futuro saudável e seguro para o planeta e para todos que nele habitam.

A natureza conta com sua ajuda. Leve essa idéia adiante!


Topo da página