Saiba mais – 4Rs


Como praticar os 4Rs ajuda o planeta?

Combate o aquecimento global, pois a produção da indústria e da agricultura para nosso consumo, o desmatamento para plantar o que ingerimos, a produção de energia para bens e serviços e parte do transporte para cargas que compramos são responsáveis por pelo menos 77% das emissões de gás carbônico do mundo.
(Fte: Agência internacional de energia, segundo revista Época ed 515)

Reduz o consumo de água, energia elétrica e recursos naturais. Por exemplo, a produção de papel reciclado consome cerca de 50% menos energia do que o papel fabricado a partir de árvores, usa 50 vezes menos água, evita o corte de mais árvores, além de reduzir a poluição do ar em 95%


Você sabia que …


… menos de 5% do lixo produzido na cidade de São Paulo é reciclado?

Todo o restante (15 mil toneladas por dia) vai para os aterros sanitários, que já estão super lotados, ou são jogados em locais impróprios, contaminando a água e o solo.

… a humanidade está usando 20% a mais de recursos naturais do que o planeta é capaz de repor? Isso poderá esgotar os recursos naturais, destruir ecossistemas e comprometer a qualidade de vida das gerações atuais e futuras.

… os materiais não-orgânicos que vão para os aterros levam anos para se decompor?

Com a reciclagem, a Natureza pode ser preservada, reutilizando o que já foi extraído, reduzindo a poluição e o lixo em aterros.

Afinal, reciclar ou jogar fora faz toda a diferença do mundo.

MaterialTempo de decomposiçãoSe reciclado, preservará…
1.000kg de papel1 a 3 meseso corte de 20 árvores, 100 mil litros de água e 5 mil kw de energia elétrica
1.000 kg de plástico200 a 450 anosextração de milhares de litros de petróleo
1.000 kg de alumínio100 a 500 anosextração de 5.000 kg de minério e economia de 95% da energia necessária para a produção de novas latas, quando comparado com o processo que usa matéria-prima virgem
1.000 kg de vidro4.000 anosextração de 1.300 kg de areia

Fonte: Manual “A embalagem e o meio ambiente” (1999)


Para saber mais sobre reciclagem…


Topo da página