Onde reciclar?

Onde reciclar e fazer descartes específicos?


Aqui você encontra locais na Grande São Paulo para entrega de:

  • material reciclável: papel, plástico, metal, vidro
  • óleo de cozinha
  • seringas e medicamentos com data de validade vencida- pilhas e baterias pequenas e de veículos 
  • celulares e acessórios de celular usados
  • cartuchos de impressora e toners usados
  • aparelhos eletroeletrônicos em bom estado ou quebrados
  • placas de computador velhas
  • roupas, livros, móveis, etc.
  • entulho gerado por construções, demolições e pequenas reformas em prédios e residências, como concreto, argamassa, alvenaria e outros resíduos.

Onde você pode entregar o material reciclável?

Informe-se sobre os Postos de Entrega da Grande São Paulo que ficam mais próximos de você:

Acesse www.rotadareciclagem.com.br, informe seu endereço completo e a ferramenta online da Tetrapak e Google maps te informa quais os PEV´s (Pontos de entrega voluntária de recicláveis), as cooperativas e comércios de reciclagem mais próximos de você.

Redes de supermercado: Estações de Reciclagem em várias lojas Pão de Açúcar. Informe-se sobre a mais próxima pelo 0800-115060. Algumas lojas Compre Bem e Extra também recebem os recicláveis. Até 2009, todas as lojas Wal-Mart também devem ter as Estações de reciclagem implantadas.

Ligue para 156 (Prefeitura de São Paulo) e saiba se o caminhão de coleta seletiva da prefeitura já passa na sua rua, qual o dia da semana e período. Nesse caso, não há necessidade de separar o lixo reciclável por tipo (papel, plástico,…). É só deixar na rua no dia certo. A prefeitura de SP também disponibiliza o serviço de instalação de contêineres dentro de condomínios nas regiões atendidas pela coleta seletiva porta a porta. Mais informações no site da prefeitura de S Paulo – secretaria de serviços – coleta seletiva.

Catadores de rua na sua região. Se separar o material reciclável do lixo comum, já estará ajudando bastante o trabalho deles, diminuindo o risco deles se contaminarem ou se machucarem ao revirar o lixo em busca de recicláveis.

Escolas e entidades assistenciais de sua região que recebam os recicláveis

Corpo de Bombeiros

Ecopontos da prefeitura de São Paulo: são 32 locais de fácil acesso para entrega de material reciclável. Veja os endereços abaixo no item “Onde entregar entulho?”

Onde entregar óleo de cozinha usado?

As Estações de Reciclagem Pão de Açúcar e Extra recebem o óleo. Após o uso, deixe esfriar e coloque em uma garrafa PET. O óleo será usado para produzir biocombustível.

Onde entregar seringas e medicamentos com data de validade vencida?  

Algumas unidades da rede de farmacias Droga Raia da Grande Sao Paulo e interior ja possuem Estaçoes especificas para descarte de medicamentos com data de validade vencida. O descarte especifico e importante para evitar a contaminaçao da agua e do solo por substancias quimicas.

Para saber qual a loja mais proxima, ligue para a Droga Raia, 0800-9797242, de 2af a 6af, das 8 a 17:30h.

Apos a coleta, materiais como algodão, gaze e outras bandagens são encaminhados para uma Usina de Tratamento, onde serão descontaminadas e depois levados aos aterros sanitários. Objetos perfurocortantes, seringas e agulhas, também estão nesse processo.

Já os medicamentos e produtos químicos vencidos são incinerados em usinas preparadas ambientalmente para tal serviço.

Onde entregar o lixo tóxico com descarte específico?

Pilhas e baterias: pilhas comuns/recarregáveis e baterias de telefones celulares podem ser descartadas em lojas de venda de celular; Estações de Reciclagem do Pão de Açúcar; Rede Leroy Merlin de mat de construçao, Programa Papa-pilhas nas agências do Banco Real; Valvolândia com. de baterias (R Aurora, 275, Sta Efigênia, São Paulo).

Baterias de chumbo ácido/de veículos são recolhidas pelos comerciantes de baterias e encaminhadas aos fabricantes. Algumas empresas descartam o material em recipientes seguros para não contaminar o solo e a água e outras empresas pagam a Suzaquim (a única recicladora de pilhas e baterias no Brasil), para que todas as suas partes sejam separadas e recicladas.

Celulares, carregadores, acessórios e baterias de celular: todas as lojas Vivo, Claro e Tim e distribuidores autorizados em todo o país disponibilizam uma urna específica para descarte de celulares e acessórios de qualquer marca e operadora. Até 80% do seu celular pode ser reciclado e o resto recebe descarte adequado. Na Vivo, a renda obtida é destinada a projetos socioambientais. As assistências técnicas autorizadas da Nokia, Sony e Motorola também recebem o material.

Lampadas fluorescentes e incandescentes: rede Leroy Merlin de materiais de construçao

Onde entregar Isopor aqui em São Paulo

Além das cooperativas e dos recicladores, também existem os PEV´s-M, que são os pontos de entrega voluntaria monitorados, onde agentes ambientais trabalham dentro dessas estações de coleta de resíduos, tipo banca de jornal, orientando a sociedade para a coleta e o destino correto de seu lixo reciclável. O nome isopor também está presente no coletor especifico para plásticos. A Plastivida em parceria com a Prefeitura de São Paulo administra 3 PEV´s-M distintos e que ficam localizados:

  • CLUBE ESCOLA PELEZÃO
    Rua Belmonte, 957 – Alto da Lapa
    Bairro da Lapa / SP
  • CLUBE ESCOLA OSVALDO BRANDÃO
    Criança Esperança
    Rua Mishihisa Murata, 120
    Bairro Freguesia do Ó – Vila Brasilândia
  • PEV-M DA PRAÇA/PARQUE BUENOS AIRES S/N
    Referência: Altura do nº 1500 da Av. Angélica Higienópolis / SP (situada atrás de uma banca de jornais e revistas)

Empresas de reciclagem isopor em Santa Catarina

  • Santa Luzia -, empresa de Molduras de Braço do Norte, sul de Santa Catarina, encontrou uma maneira para substituir a madeira, criando um processo de compactação de resíduos de EPS – ou isopor. A partir do poliuretano ou do poliestireno reciclados, a empresa produz: rodapés, rodatetos, espelhos, molduras e porta-retratos.
  • Termotécnica, empresa de embalagens para produtos industriais e transformadora de EPS (isopor®) com sede em Joinville – norte de Santa Catarina. O processo de reciclagem consome poucos recursos naturais, como água e energia, e gera poucos resíduos.
  • O programa conta com uma rede de mais de 1.100 pontos de coleta e 270 cooperativas parceiras, o que corresponde a reciclagem de 30% da quantidade de embalagens de EPS produzidas pelo país, evitando cerca de 6 mil toneladas por ano de descarte inadequado do material em aterros. Com 10 anos de existência o programa já reciclou mais de 35 toneladas de isopor e gera, hoje, cerca de 100 empregos diretos e impacta aproximadamente 5 mil famílias. A empresa investiu no desenvolvimento de uma ampla cadeia de logística reversa, o que significa importante incentivo às cooperativas pelo fato do isopor ser um material que ocupa bastante espaço e é extremamente leve, o que desestimula sua coleta e envio para reciclagem. Investiu R$15 milhões na instalação unidades próprias de reciclagem em Manaus , Rio Claro , São José dos Pinhais (PR), Joinville e Petrolina (PE). Após reciclado, o isopor volta para o mercado e é utilizado para a fabricação de itens como: régua escolar, corpo de caneta, solas de sapato, rodapés, molduras, entre outros

Onde entregar outros materiais que podem ser reaproveitados ou reciclados?

APAE(Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais):  recebe móveis (exceto sofá), roupas, brinquedos e eletrodomésticos em bom estado. Interessados podem fazer suas doações na Rua Loefgren, 2109, Vl Mariana ou ligar para (11) 5080-7123  / (11) 5080-7078.

Hospital Albert Einstein: recebe doações de roupas, livros, móveis, eletroeletrônico em condições de uso para realização de bazar. Também recebe cartuchos de impressora e toners usados. Eles retiram acima de 20 unidades na gde São Paulo. Ligue (11) 3747-3580 . Se tiver poucas unidades, entregue na recepção de qualquer unidade do Einstein, pedindo para encaminhar ao departamento de voluntários.

Casas André Luiz: Centro Espírita Nosso Lar: www.andreluiz.org.br  ou (11)2459-7000 . Aceita todo tipo de eletroeletrônico usado, mesmo com defeito ou quebrado. Cartuchos de impressora e placas de computador também.

Entidades assistenciais e igrejas de sua região: roupas, brinquedos, etc.

Ecopontos da prefeitura de São Paulo: são 32 locais de fácil acesso para entrega de móveis quebrados, objetos de grande volume quebrados. Veja os endereços abaixo no item “Onde entregar entulho?”

Onde entregar entulho?

Ecopontos da prefeitura de São Paulo: locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho como argamassa, concreto, alvenaria, madeira, resto de azulejo, telha, tijolo, latas de tinta, etc. (até 1 m3 = 25% de uma caçamba), grandes objetos (móveis quebrados, poda de árvores, etc.) e materiais recicláveis.

Os ecopontos foram criados para ajudar a acabar com o despejo desses materias em vias públicas, rios e terrenos baldios, contribuindo para minimizar os problemas de enchentes e saúde pública.

A lista abaixo foi colocada em jan/11. A lista atualizada dos Ecopontos pode ser encontrada ligando 156 ou em:
www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/servicos/limpurb/ecopontos/index.php

RELAÇÃO DOS ECOPONTOS IMPLANTADOS

As siglas na primeira coluna da tabela correspondem a subprefeitura do Ecoponto:

  • AD – Cidade Ademar
  • AF – Aricanduva / Vila Formosa 
  • BT – Butantã
  • CL – Campo Limpo
  • CT – Cidade Tiradentes
  • CV – Casa Verde 
  • EM – Emelino Matarazzo
  • FO – Freguesia do Ó
  • G – Guaianazes 
  • IP – Ipiranga
  • IQ – Itaquera 
  • IT – Itaim Paulista
  • MG – Vila Maria / Vila Guilherme
  • MO – Mooca
  • MP – São Miguel Paulista
  • PE – Penha
  • PI – Pinheiros
  • PJ – Pirituba / Jaraguá
  • PR – Perus
  • SA – Santo Amaro
  • SE – Sé
  • SM – São Mateus
  • VM – Vila Mariana
  • VP – Vila Prudente


Topo da página