O que você pode fazer?
1. Prefira alimentos orgânicos
Benefícios dos alimentos orgânicos para o planeta.
Não contêm agrotóxicos, adubo químico ou hormônio de crescimento. São produzidos de acordo com um sistema agrícola para preservar a terra e demais recursos naturais. Não poluem os rios, nem contaminam as águas subterrânea. As propriedades também respeitam a legislação ambiental sobre a preservação de florestas, mananciais e toda vida que nela habita. Também não são permitidas condições de trabalho degradantes ou uso de mão-de-obra infantil nestes produtores.
Benefícios dos alimentos ôrgânicos para você.
São livres de agrotóxicos e mais saborosos, além de conter mais vitaminas do que os não-orgânicos.
Estudo recente nos EUA feito com maçã, batata, pêra, trigo e milho indica que os orgânicos tem 63% a mais de cálcio, 73% a mais de ferro e 60% a mais de zinco que os produtos convencionais.
Atenção: Alimento hidropônico não é orgânico. Hidropônico é o alimento produzido em água adubada, recebe fertilizante químico e agrotóxicos e não recebe os minerais do solo. Prefira os orgânicos.
Procure alimentos com a palavra “orgânico” na embalagem e com selo de certificação. Não se deixe enganar por palavras como Natural ou Hidropônico. As principais certificadoras de orgânicos são o IBD (Instituto Biodinâmico), a Ecocert e AAO (Associação de Agricultura Orgânica).
Se decidir fazer uma mudança gradativa para produtos orgânicos, sugiro que comece substituindo os seguintes itens: no Brasil, dentre os produtos agrícolas que mais recebem agrotóxicos, destacam-se o tomate, a batata inglesa, o morango e o mamão papaia, uva Rubi e Itália.
Maçãs, beringelas, melões, pêssegos e outros alimentos convencionais podem receber uma camada de cera com substâncias fungicidas e bactericidas em sua casca.
Pesquise preços e encontre um local com produtos de qualidade a preços acessíveis. O orgânico pode ter preço mais elevado por ter escala de produção menor e seguir regras rígidas do cultivo ao armazenamento para o alimento receber o certificado. Atualmente os preços dos orgânicos estão diminuindo, sendo que em alguns casos o preço é equivalente ao do produto convencional.
Saiba onde comprar alimentos orgânicos em Produtos verdes.
2. Reduza o consumo de alimentos
Elimine o desperdício de alimentos em casa e em restaurantes. Compre quantidades menores de alimentos perecíveis com maior frequência. Assim você garante alimentos frescos e menos perdas na sua geladeira.
Planeje as refeições da semana para comprar somente os alimentos perecíveis que necessitar e que der conta de consumir.
Reduza o consumo de carne vermelha
Além de fazer bem para a saúde, a cada quilo de carne vermelha 15.000 litros de água e 3,7 kg de CO2 deixam de ser emitidos na atmosfera. É importante que a pessoa receba orientação adequada para substituir a carne por outras fontes de proteína.
Para mais informações, acesse www.consciencianaalimentacao.com.br e veja os items Reorientação alimentar e Curso de alimentação natural e saudável.
3. Reutilize o que for possível
Aproveite folhas, cascas e talos que geralmente vão para o lixo. As folhas da cenoura e da beterraba podem ser refogadas, as cascas da maçã e do abacaxi fazem um chá delicioso, diversos ingredientes podem virar um suco nutritivo, etc. Invente, crie e consulte receitas que reaproveitem quase tudo na cozinha.
Compartilhe alimentos com outros. Se você mora sozinho ou percebe que ainda compra mais do que consome, passe o alimento excedente para outros antes que estrague ou expire o prazo de validade.
4. Transforme o lixo orgânico (cascas, folhas, etc.) em adubo
Faça a decompostagem do lixo e transforme em adubo para suas plantas.
5. Reeduque
Se cada um se esforçar e mudar seus hábitos, estará fazendo a sua parte para preservar o planeta.
Seja um multiplicador.
Passe as orientações que aprendeu aqui para amigos, familiares e outras pessoas. Incentive-os a também preservar o planeta.
Faça parte dessa corrente para conscientizarmos e estimular a mudança de atitudes junto ao maior número de pessoas possível.
Estimule a mudança de atitudes em seu prédio, escola, trabalho, igreja, clube e organizações. Saiba se já existe projetos em andamento. Dê sugestões que contribuam para a economia de água, energia e recursos naturais. Fale sobre a importância da implantação da coleta seletiva e outras orientações que ajudem a preservar o planeta.
Divulgue o site www.abraceoplaneta.com.br para amigos e conhecidos. Estes são apenas alguns exemplos de como suas ações podem ajudar a garantir um futuro saudável e seguro para o planeta e para todos que nele habitam.
A natureza conta com sua ajuda. Leve essa idéia adiante!
Você sabia que …
… fertilizantes e agrotóxicos usados na agricultura contaminam a água, pois são arrastados pelas chuvas para os rios ou penetram no solo e alcançam o lençol freático.
… 70% da água doce do mundo é usada para o cultivo agrícola. E mais, 1 kilo de açúcar precisa de 100 litros de água para ser produzido; 1 kilo de arroz precisa de 2.400 litros, 1 kg de frango precisa de 6.000 litros e 1 kg de carne precisa de 15.000 litros.
… a expansão de áreas de lavoura e pasto está avançando cada vez mais em áreas de mata nativa, causando o desmatamento de florestas. 80% da derrubada de árvores da Amazônia ocorre para a abertura de novos pastos.
Para saber mais sobre alimentação …
- acesse www.consciencianaalimentacao.com.br e veja os itens Reorientação alimentar e Curso de alimentação natural e saudável. Se preferir, ligue para (11) 3742-9587 e fale com Shih Ken
- associação de agricultura orgânica www.aao.org.br
- www.planetaorganico.com.br.
- Certificadora de produtos orgânicos www.ecocert.com.br